segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dança, Amor e Movimento



No dia 09/11 o Projeto "Dança, Amor e Movimento" se apresentou na Semana Cultural do Programa Transforma, nos turnos da manhã e tarde para cerca de 90 crianças. Essa programação foi realizada em comemoração a semana das crianças.

A apresentação foi feita por Karolina Cordeiro e seu filho Pedro, que é portador de Aicardi Goutieres AGS, uma síndrome rara. Pedro tem 09 anos e interagiu com as crianças do público de uma forma surpreendente e emocionante. O trabalho é acompanhado pela bailarina e professora Cláudia Nunes.

Após a apresentação aconteceu um bate-papo onde o público infanto-juvenil fez diversas perguntas sobre o cotidiano de Pedro, e foi importante ver os momentos em que as crianças refletiram sobre as limitações que o menino poderia enfrentar, mas tiveram respostas muito positivas sobre as soluções encontradas pela família para a superação.

Ficaram várias lições inspiradas pela história de Pedro, dentre elas o reconhecimento de que precisamos criar possibilidades para enfrentamentos que a vida traz, com muita leveza, olhar suave e sorriso, que é a forma que Pedro utiliza para comunicar e fazer amigos.

Algumas crianças enviaram depoimentos sobre a experiência:

Uma experiência fantástica, uma história de vida muito emocionante que nos da uma grande lição de vida que não importa as dificuldades temos que ser o que somos, ser felizes e acreditar que tudo vai dar certo!
Juan Pablo, 14anos

Achei muito bom, e o que me chamou atenção no Pedro foi que apesar das dificuldades ele esta sempre sorrindo e acho assim que no mundo precisa de pessoas assim que sorrriam apesar das dificuldades. O sorriso primeiro, antes de qualquer problema!
Vanessa, 15 anos

Incrível trabalho de conexão, já que ela usa os movimentos para demonstrar o afeto entre mãe e filho ! E a cada sorriso mostra a superação das dificuldades ser diferente é um obstáculo muito grande já que as coisas hoje em dia são tão rotuladas e impostas. Muito amor por eles. Um grande exemplo, toda mãe deveria ter uma relação assim com seus filhos e ensinar que o amor não tem limitações.
Gabriela, 14 anos

Eu me emocionei porque os dois ali se divertindo me fez muito refletir sobre a vida...Eu também achei muito fofo tudo que a gente falava ele entendia e também admirei porque a mãe dele dedica a vida não pra ele isso e um exemplo para todos nós que pensamos que a vida e difícil....
Paula Christiny, 12 anos